Um Programa do Instituto Roerich

Hasteamento da Bandeira da Paz: Núcleo de Ecologia vai à Faculdade de Filosofia da UFBA


Ontem no Dia Mundial da Paz, foi hasteada a Bandeira da Paz e Cultura pelo Núcleo de Ecologia do Ecobairro, em São Lázaro, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, num clima de muita harmonia.
Ao ar livre, a professora Heloísa Helena e a nucleadora do Ecobairro Denise Noronha relataram sobre o Instituto Roerich e a bandeira para um grupo de cerca de 30 pessoas, sob a sombra de uma árvore centenária, com vista para o Jardim Zoológico e o mar de Ondina. Um minuto de silêncio e todos, em uníssono, desejaram “Paz para o mundo”.
A bandeira está hasteada junto ao mastro da bandeira do Brasil na parte interna do prédio principal. Em outro momento, sua relocação será feita para um mastro maior e definitivo ao ar livre. O objetivo é que seja vista por todos os lados e irradie paz para a região.


Ecobairro

O programa Ecobairro surgiu como forma de contribuir com o propósito da cultura de paz, promovida pelo Instituto Roerich da Paz e Cultura. Recebeu em 2005 o apoio institucional das Nações Unidas em função
do projeto estar alinhado com as metas das Décadas Internacionais de Cultura de Paz e de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, gerenciada pela ONU.

Nesse caminho, tem a visão de formar redes de cooperação onde a criatividade, harmonia e diversidade inspirem as ações, num movimento contínuo de reconciliação, em que antigos saberes dão as mãos às mais novas descobertas científicas, apoiando a sustentação da vida.

Para que em nosso meio urbano surjam bairros sustentáveis que fortaleçam os vínculos afetivos com o lugar, como fruto natural da consolidação do exercício da vida em comunidade, que cuida de todos os seres e do meio ambiente do Planeta.

Tem a missão de semear nos bairros das cidades experiências vivas de sustentabilidade alicerçados nos princípios da Cultura de Paz, da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e inspirados nas experiências das Ecovilas. As mudanças de consciência devem atingir os indivíduos, sua casa,
seu bairro, sua cidade e o planeta.

O Ecobairro se envolve em ações que relembram a conexão do homem com a sua natureza divina, através do respeito e cuidado com a natureza individual, coletiva e ambiental, mobilizando pessoas através de atividades educativas que desenvolvam a autogestão e criação de comunidades sustentáveis;
implantando núcleos de gestão dos Oito Níveis de Sustentabilidades em bairros, comunidades e/ou condomínios da cidade com suas metas próprias de forma interrelacionada, e integrando as ações dos Oito Núcleos de Sustentabilidade afim de incluir ações mais sustentáveis nas tarefas do
cotidiano.

Sabemos que a Paz está presente em todos, é só nos reconectarmos, percebê-la
e cultivá-la.

Anúncios

Os comentários estão desativados.