Um Programa do Instituto Roerich

Economia solidária e debates no Parque da Cidade, no Brechó Ecosolidário 2011


Vai ser no sábado, 29 de outubro, a nova edição do Brechó Eco Solidário 2011, evento de economia solidária organizado em parceria entre diversas instituições de ensino superior da capital, entidades governamentais e ONGs. A tradicional feira da economia solidária, que acontece desde 2006 e se tornou um encontro de diversas comunidades acadêmicas da capital baiana e sociedade civil, tem início a partir das 9h, e vai até as 17h, no Parque da Cidade. A edição do projeto está sendo organizada como uma versão baiana do “Dialogues en Humanité”, fórum global sobre a questão humana.

Os participantes poderão, durante a feira, obter produtos de utilidade, como roupas, utensílios, acessórios, livros, entre outros, em troca da moeda grão, caracterizando um sistema de trocas mais solidário e ambientalmente responsável. A moeda grão pode ser obtida através da troca de objetos pessoais em bom estado de conservação nos postos de troca até o dia do evento ou durante o Brechó, se dirigindo ao Banco Solidário.

Durante o Brechó, compras também podem ser feitas em Real. Esse ato “também é ambiental, porque desperta nas pessoas a temática do consumo consciente, questionando o que é realmente necessário”, frisa Débora Nunes, uma das coordenadoras do evento. “O brechó vai ter a participação de quase 50 empreendimentos sociais que vão fazer uma feira de produtos da região, inclusive artesanais e orgânicos”, destaca.


Criado em 2002, o Dialogues en Humanité é realizado todos os anos na cidade de Lyon, na França. Desde 2009, vem sendo promovido em cidades que já têm discussões e propostas sobre o tema, como Rabat (Marrocos), Berlim (Alemanha), Bangalore (Índia) e agora, Salvador. A proposta possibilita ao público discutir e vivenciar inovações na sociedade frente aos desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade.

Atrações – Além da feira de economia solidária e das Ágoras do Brechó, praças de discussão inspiradas na antiga Grécia, este ano o brechó Eco Solidário terá apresentações de dança, música, rodas de capoeira, ioga, relaxamento, pintura, entre outros.

O Brechó EcoSolidário é realizado em parceria entre a Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Faculdade Universo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), as secretarias estaduais de Trabalho e Emprego (Setre) e de Cultura (Secult), e o Instituto Mauá. Também são apoiadores da feira a Rede de Profissionais Solidários e a Fundação Frances Libertés.

| Serviço |

O quê: Brechó Eco Solidário 2011

Quando: Sábado, 29 de outubro. Feira acontece das 9h às 17h; programação paralela começa às 8h

Onde: No Parque da Cidade, Itaigara, Salvador.

Como funciona: Leve seus produtos em bom estado de conservação aos postos de troca, e receba um Grão por cada um deles. Com o Grão, você pode adquirir novos produtos.

Além das trocas do brechó, haverá uma feira de empreendimentos solidários, com artesanatos, alimentos orgânicos, entre outros.

Dialogues en Humanité – acesse o site

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s