Um Programa do Instituto Roerich

Brechó Solidário 2011: tudo pronto para o maior evento de trocas de Salvador

Separe o excedente em sua casa e troque pelo que precisa.

Tudo pronto para o Brechó Eco Solidário 2011, amanhã, 29, no Parque da Cidade. Dentre os participantes está prevista palestra de Patrick Viveret, filósofo e autor do livro “Reconsiderar a Riqueza” e Henryane de Chaponay, ativista internacional que participou da elaboração da proposta de criação do Fórum Social Mundial, assim como da Rede Diálogos em Humanidade. Genéviève Ancel, coordenadora do Dialogues en Humanité de Lyon e articuladora do Dialogues em nível internacional também deve participar. Por motivos de saúde, a presidente do Dialogues em Humanité, Danielle Miterrand, não poderá viajar ao Brasil.

Realizado desde 2006 em Salvador, o Brechó Solidário é um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social “grão”. Trata-se de importante evento de conscientização sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentiva os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos das cooperativas de economia solidária. É realizado anualmente em conjunto com um mercado de produtos de cooperativas e diversas atividades culturais (música e dança), de caráter formativo (atividades de educação ambiental) e de saúde integral (aulas de ioga, biodança, qiqong, massagens, reiki, etc).

No Brechó – dia 29 de outubro, no Parque da Cidade, das 10h às 17h – o público poderá trocar seus bens por “grãos” nos postos do local e participar de todas as atividades disponíveis.

As universidades foram pioneiras na realização do evento, mas a cada ano novas parcerias se somam com instituições do setor público, empresas e ONGs. Em 2011, o evento continua a ser construído de maneira autogestionária e coordenado pela Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas, voluntáriaes de diversas instituições, sobretudo professores e estudantes das universidades parceiras (UFba, Unifacs, Universo, UNEB, dentre outras), além de empreendedores da Economia Solidária, artistas, terapeutas holísticos e pessoas engajadas em “praticas do futuro emergente”.
Samba de prato (2008).

Desde 2010, o Brechó Eco Solidário é a expressão brasileira do “Dialogues en Humanité”, realizado anualmente a patir de 2002 em Lyon, França. O evento francês tem se descentralizado com novas parcerias e eventos afins em várias cidades do mundo a exemplos de Berlim/Alemanha, Bangalore/India, Riad/Marrocos, dentre outras. O Dialogues possibilita ao público a discussão e vivência de inovações na sociedade face aos desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade.

Veja mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s